É o quarto planeta mais próximo do Sol, tem metade do tamanho da Terra, e duas luas (Fobos e Deimos).
É facilmente observado, parecendo uma brilhante 'estrela' vermelha (esta cor é devida ao óxido de ferro existente na sua superfície).
É possível observar na superfície de Marte aquilo que parecem ter sido linhas de costa e leitos de rios agora extintos.
No passado, a atmosfera terá sido mais densa e, como consequência, a água sob a forma líquida terá formado mares, lagos e rios. Os gases da atmosfera devem ter escapado para o espaço, em resultado da baixa atração gravítica do planeta, pelo que atualmente tem uma atmosfera muito ténue, constituída quase totalmente por dióxido de carbono, \(\text{CO}_{2}\), tendo também vestígios de azoto, \(\text{N}_{2}\), oxigénio, \(\text{O}_{2}\), e vapor de água, \(\text{H}_{2}\text{O}\).
Os vulcões estão todos extintos, mas as suas marcas são visíveis. É em Marte que se pode encontrar o maior vulcão do Sistema Solar, Monte Olimpo, com 25 km de altura e 550 km de diâmetro.
É um planeta já bem estudado, fruto das diversas missões efetuadas. A primeira, a Mariner 4, foi lançada em 1964 e no dia 14 de Julho de 1965 passou a menos de 10 km de Marte, fotografando-o. Depois de mais algumas missões que tiveram como objetivo principal obter imagens da superfície marciana, em 20 de Julho de 1976, a Viking Lander 1 pousou em Marte, tornando-se a primeira missão a aterrar num planeta, para além da Lua (satélite natural da Terra).
Características
Raio equatorial: 3 397 km
Massa: 0,642 × 1024 kg
Densidade relativa: Aceleração da gravidade: 0,38 g
Distância média ao Sol: 228 × 106 km / 1,524 ua
Período de translação: 1,88 ano* / 687 dias*
Período de rotação: 24,6 horas* / 1,025 dias*
Temperatura máxima: 17 ºC
Temperatura média: -63 ºC
Temperatura mínima: -127 ºC
Número de satélites naturais: 2
Velocidade orbital média: 24,13 km/s
* Anos, dias e horas terrestres
Fobos e Deimos
Estes dois satélites naturais de Marte foram descobertos em 1877 por Asaph Hall, com apenas dois dias de diferença. São pedaços irregulares de rocha de muito menores dimensões do que a nossa Lua. Têm 2 biliões de anos e não há certeza acerca da maneira como foram formadas. Podem ter sido capturadas pela gravidade de Marte ou formadas a partir de detritos lançados do próprio planeta, após colisões de meteoritos.
Fobos é a maior, com um comprimento máximo de 24 km. Executa uma translação em redor de Marte em cada 7 horas, numa órbita 4 828 km acima da superfície marciana. Encontra-se coberta de crateras.
Deimos não passa dos 16 km de comprimento. Está mais longe de Marte e leva mais tempo a realizar uma órbita completa (30 horas). A sua superfície encontra-se coberta de poeiras.
Porque é que se diz que Marte é o planeta vermelho? [© Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia]
A que velocidade se vai para Marte? [© Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia]
Qual a melhor altura para ir a Marte? [© Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia]
Como é o som do vento em Marte? [© Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia]
Quanto tempo resiste um robô em Marte? [© Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia]
Lançamento de um projétil até Marte [© University of Virginia]
Bibliografia
http://www.ccvalg.pt/astronomia/newsletter/n_1628/n_1628.htm, acedida em 15/10/2019.