Uma estrela é um corpo que emite luz.

A estrela mais próxima é o Sol, o centro do Sistema Solar. As estrelas que se podem observar à noite são semelhantes ao Sol (podem, no entanto, ser maiores, menores, mais velhas ou mais recentes).

A vida e a morte das estrelas

As estrelas nascem nas nebulosas, nuvens gigantes constituídas por poeiras e gases que quando se aproximam, devido à atração gravitacional, aumentam muito de temperatura, dando início a reações nucleares - acontece o nascimento da estrela.

Durante a vida da estrela, o seu tamanho é dependente do resultado de duas forças contrárias:

Pressão de radiação de energia, que tem o sentido do centro da estrela para o exterior desta, que resulta de estarem a acontecer reações nucleares no interior da estrela;

Força gravítica, com o sentido de fora da estrela para o centro desta, devido à interação interação gravítica de todas as partículas constituintes da estrela.

A cor e a temperatura de uma estrela são diferentes de estrelas para estrela, dependendo da quantidade de matéria inicial que a formou e da sua idade.

O ciclo de vida de uma estrela e o seu fim, o modo como acaba e o que vai restar dessa estrela, depende da massa inicial que deu origem à estrela. As estrelas de maior massa acabam numa enorme explosão - uma supernova - podendo depois formar-se uma anã branca, uma estrela de neutrões ou pulsar, ou um buraco negro (a sua densidade é tão grande que não deixa escapar luz).

Nuvem protoestelar
estrela com
30 massas solares
estrela com
10 massas solares
estrela com
1 massa solar
estrela com
0,05 da massa solar
(período estável)
(expansão) (expansão) (expansão)
Supergigante
vermelha
Supergigante
vermelha
Gigante
vermelha
Anã castanha
Supernova Supernova (contração)
Buraco negro Estrela de neutrões Anã branca Anã negra    

 

A análise da luz proveniente de uma estrela permite identificar, para além da sua idade, a composição dessa estrela.

Estrelas duplas, triplas...

Por vezes ocorre o nascimento de duas ou mais estrelas relativamente próximas uma da outra, ficando estas a mover-se, devido à atração gravitacional, em torno de um centro de massa comum. Um sistema duplo é constituído por duas estrelas e um sistema múltiplo é constituído por 3 ou mais estrelas.

Algumas das estrelas que vemos à vista desarmada são, afinal, sistemas de estrelas, que não conseguimos distinguir devido à grande distância a que esse sistema está de nós (a distância entre as estrela do sistema é muito, muito, menor do que a distância entre o sistema e a Terra).

Pulsar

Um pulsar é uma estrela de neutrões em rotação.

O Nosso Universo - Episódio 5: Formação de Estrelas [© Sociedade Portuguesa de Astronomia]
O Nosso Universo - Episódio 7: Vida das Estrelas [© Sociedade Portuguesa de Astronomia]
O Nosso Universo - Episódio 9: Morte das Estrelas [© Sociedade Portuguesa de Astronomia]
Star Size Comparison