Primeiro deves saber o que é um espetro atómico

Espetro de emissão e de absorção

Um espetro atómico, é característico de determinado elemento químico, e neste caso será estudado o átomo de hidrogénio, o átomo mais simples.

As figuras 1 e 2 representam os espetros de emissão e de absorção, no visível, do átomo de hidrogénio.

A Figura 1 resulta da emissão de radiação, no visível, por átomos em processos de desexcitação (cada risca é originada por transições de eletrões de níveis superiores para níveis inferiores).

Figura 1 - Espectro de emissão do átomo de hidrogénio.
Figura 1 - Espectro de emissão do átomo de hidrogénio.

 

A Figura 2 resulta da absorção de radiação, também apenas no visível, por átomos em processos de excitação (riscas pretas correspondentes à radiação absorvida pelos átomos para que eletrões transitem para níveis superiores.

Figura 2 - Espectro de absorção do átomo de hidrogénio.
Figura 2 - Espectro de absorção do átomo de hidrogénio.

 

Séries do espetro de hidrogénio

As séries do espetro do átomo de hidrogénio, algumas das quais apresentadas na Figura 3, representam conjuntos de transições entre diferentes níveis eletrónicos desse átomo. As séries são chamadas de Lymann, Balmer, Paschen e Pfund.

Figura 3 - As três primeiras séries do espectro do átomo de hidrogénio.
Figura 3 - As três primeiras séries do espectro do átomo de hidrogénio.

 

Série de Lymann

Conjunto de ricas correspondentes a transições do eletrão do átomo de hidrogénio entre os níveis 2, 3, 4... e o nível 1. Estas riscas correspondem a radiação na zona dos ultravioleta (UV).

Série de Balmer

Conjunto de ricas correspondentes a transições do eletrão do átomo de hidrogénio entre os níveis 3, 4, 5... e o nível 2. As quatro primeiras riscas, as menos energéticas, correspondem a radiação na zona do visível.

Série de Paschen

Conjunto de ricas correspondentes a transições do eletrão do átomo de hidrogénio entre os níveis 4, 5, 6... e o nível 3. As riscas correspondem a radiação na zona do infravermelho (IV).

Série de Pfund

Conjunto de ricas correspondentes a transições do eletrão do átomo de hidrogénio entre os níveis 5, 6, 7... e o nível 4.