Os espetros podem ser contínuos, como os espetros térmicos, ou de riscas (descontínuos) como os espetros atómicos.

Os espetros atómicos são característicos de cada elemento químico, podendo ser de emissão ou de absorção.

Ao contrário dos espetros contínuos, os espetros de riscas apenas apresentam algumas riscas (cores, se as riscas forem no visível) correspondentes a algumas radiações eletromagnéticas.

Espetros de emissão de riscas

As riscas de um espetro de emissão são provocadas pela passagem de um eletrão de um nível de energético de um átomo para um nível energético inferior (processo de desexcitação), libertando energia sob a forma de radiação eletromagnética com energia igual à diferença de energia entre esses níveis.

Ou seja, quando um eletrão de um átomo de hidrogénio se encontra no segundo estado excitado, \(n\) = 3, e transita para o nível \(n\) = 2, a radiação emitida tem energia igual à diferença de energia entre o nível \(n\) = 3 e o nível \(n\) = 2,

$${E}_{radiação}={E}_{3}-{E}_{2}$$

Como para o hidrogénio \({E}_{2}\) = -5,45 × 10-19 J e \({E}_{3}\) = -2,42 × 10-19 J, a \({E}_{radiação}\) = 3,03 × 10-19 J, o que equivale à frequência de radiação \(f\) = 4,57 × 1014 Hz (ou comprimento de onda \(\lambda\) = 656 nm). Esta transição origina a risca vermelha da Figura 1, uma das quatro riscas no visível do espetro do hidrogénio.

Figura 1 - Espectro de emissão no visível do átomo de hidrogénio.
Figura 1 - Espectro de emissão no visível do átomo de hidrogénio.

Espetros de absorção de riscas

Um espetro de absorção de riscas de um determinado elemento pode ser observado quando se faz atravessar luz  (espetro contínuo) por uma amostra desse elemento químico, sendo absorvidas algumas radiações do espetro inicial. O espetro resultante é igual ao inicial (espetro contínuo) com riscas de radiação absorvida.

As riscas correspondem a processo de excitação doo átomo, quando eletrões transitam de um nível energético para um nível superior (processo de excitação)

As riscas pretas do espetro de absorção no visível de um determinado elemento químico são correspondentes às riscas coloridas no espetro de emissão desse mesmo elemento, como se pode observar da comparação da Figura 1 e Figura 2 (exemplo do hidrogénio).

Figura 2 - Espectro de absorção no visível do átomo de hidrogénio.
Figura 2 - Espectro de absorção no visível do átomo de hidrogénio.

Espetro do átomo de hidrogénio