Existe um conjunto de pictogramas que advertem para algumas propriedades perigosas das substâncias e que devem estar presentes nos rótulos das substâncias usadas no laboratório.



  

Explosivo
Gás sob pressão; risco de explosão sob a ação do calor; gás refrigerado, pode provocar queimaduras ou lesões criogénicas; gases dissolvidos.



 

Explosivo
Explosivos; substâncias auto-reactivas e peróxidos orgânicos que podem provocar explosões sob a ação do calor.



 

Nocivo ou Irritante
Extremamente tóxico (nocivo); provoca a sensibilização cutânea e irritação cutânea e ocular; irritante para as vias respiratórias; narcótico, provoca sonolência ou tonturas; perigoso para a camada de ozono.



 

Inflamável
Substâncias e misturas susceptíveis de auto-aquecimento; líquidos e sólidos pirofóricos, que podem incendiar-se em contacto com o ar; substâncias e misturas que, em contacto com a água, emitem gases inflamáveis; substâncias auto-reactivas ou peróxidos orgânicos que podem provocar incêndios sob a ação do calor.



 

Corrosivo
Substância corrosiva e que pode provocar queimaduras graves na pele e danos nos olhos; também é corrosiva para metais.



 

Comburente
Gases, sólidos e líquidos comburentes, que podem provocar ou intensificar incêndios e explosões.



 

Mutagénico ou Carcinogénico
Substância cancerígena; afeta a fertilidade e o nascituro; provoca mutações; é sensibilizante respiratório, podendo provocar alergias, asma ou dificuldades
respiratórias quando inalado; é tóxica para órgãos específicos; perigos de aspiração, pode ser fatal ou nociva por ingestão ou penetração nas vias respiratórias



 

Tóxico
Substância altamente tóxica em contacto com a pele, e que poderá ser fatal se inalado ou ingerido.



 

Prejudicial para o ambiente
Substância perigosa para o meio ambiente e que provoca toxicidade aquática

Pictogramas antigos

De acordo com o Regulamento (CE) n.º 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de dezembro de 2008, deixaram de ser usados os pictogramas de perigo a seguir indicados.



 

E - Explosivo ou instável
Evitar choques ou colisões. Movimentar com cuidado, com adequada proteção dos olhos, pele e vestuário. Manter afastado de chamas.



 

Xn - Nocivo
Xi - Irritante
Provoca danos na saúde, quer em contactos casuais quer em contactos prolongados. Não se deve permitir o contacto com pele ou roupa, ingerir ou inalar. Deve ser usada máscara protetora.



 

F - Inflamável
F+ - Extremamente inflamável
Substância que inflamam e ardem com facilidade. Deve ser mantida afastada de chamas, fontes de ignição ou de calor. Não ingerir



 

C - Corrosivo
Pode causar danos irreversíveis nos tecidos vivos. Não permitir o contacto com pele ou roupa. Não ingerir ou inalar. Usar luvas durante o manuseamento.



 

O - Oxidante ou comburente
É uma substância que em contacto com uma fonte de ignição permite o início ou a intensificação de uma combustão. Manter afastado de chamas. Não ingerir.



 

R - Radioativo
Emissão de radiações que em doses elevadas podem ser fatais.



 

T - Tóxico
T+ - Muito tóxico
Pode causar danos variáveis, podendo provocar a morte. Não se deve permitir o contacto com a pele ou roupa. Não ingerir ou respirar os vapores. Usar luvas durante o manuseamento



 

N - Perigoso para o ambiente
Substância que provoca danos no meio ambiente. Deve ser conveniente neutralizada ou tratada antes de libertada.

Advertências de Perigo (H)
Recomendações de Prudência (P)
Antigas frases de risco
Antigas frases de segurança
Regulamento (CE) n.º 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de dezembro de 2008
Napo em... perigo: Químicos! []