Esta técnica permite a separação de líquido(s) com diferentes pontos de ebulição.

Na destilação acontecem duas mudanças de estado consecutivas: uma ebulição (vaporização), que permite a separação dos componentes da mistura, seguida de uma condensação, que facilita a recolha do vapor da substância que está a ser retirada da mistura, em cada momento.

A destilação deve ser realizada com uma velocidade de aquecimento baixa, permitindo um equilíbrio prolongado entre os vapores e a mistura dos líquidos.

Na ebulição é retirado da mistura o componente com o ponto de ebulição mais baixo da mistura existente no balão, e na condensação esse componente volta à sua forma líquida.

O arrefecimento das vapores que saem do balão é feito no condensador, por contacto desses vapores, que passam no tubo interior do condensador, com água fria, que passa no tubo exterior. A montagem (Figuras 1 e 2) deve ser feita com a entrada de água fria na extremidade mais afastada do balão e a saída de água, aquecida, na extremidade mais próxima do balão. O sentido percorrido pela água é oposto ao sentido dos vapores.

Para evitar aquecimentos tumultuosos é possível adicionar à mistura, dentro do balão, pedaços de porcelana ou esferas de vidro, chamados reguladores de ebulição.

Destilação simples

Na destilação simples é utilizada uma montagem semelhante à apresentada na Figura 1.

Figura 1 - Destilação simples.
Figura 1 - Destilação simples.

Neste tipo de destilação podem ser separados líquidos pontos de ebulição muito diferentes.

Exemplos: obtenção de água destilada, aguardentes.

 

Material específico: fonte de aquecimento (manta de aquecimento ou bico de Bunsen), suporte universal e acessórios, balão de fundo redondo, condensador, termómetro.

Destilação fraccionada

A destilação fracionada (Figura 2) permite a separação de líquidos com pontos de ebulição muito próximos.

Figura 2 - Destilação fracionada [quiprocura.net, adaptada].
Figura 2 - Destilação fracionada [quiprocura.net, adaptada].

É a coluna de fracionamento, montada entre o balão e o condensador, que permite aumentar a eficiência de separação dos diversos componentes. A coluna de fracionamento implica um maior caminho a percorrer para o vapor que sai do balão, constituído po uma misturas de vapor de substâncias com ponto de ebulição semelhantes. Durante o percurso vertical dos vapores, na coluna, vai ocorrer o refluxo desta mistura, permitindo que apenas o vapor da substância mais volátil (menor ponto de ebulição) chegue ao condensador.

Exemplo: separação dos diferentes componentes do petróleo.

 

Material específico: fonte de aquecimento (manta de aquecimento ou bico de Bunsen), suporte universal e acessórios, balão de fundo redondo, coluna de fracionamento, condensador, termómetro.

Separação de misturas