A seguinte lista contém material de vidro utilizado nas atividades laboratoriais realizadas nas escolas. Alguns deste materiais existem em diversos tamanhos. Os materiais não se encontram à escala.
Alonga - Usado para recolha de líquido, após passagem no condensador.
Ampola de decantação - Para a separação de líquidos imiscíveis.
Balão de fundo plano - Usado no aquecimento de líquidos ou soluções.
Balão de fundo redondo - Usado para aquecimento de líquidos, ou soluções, numa manta de aquecimento. Pode ter uma, duas ou três bocas.
Balão volumétrico - Utilizado na preparação de soluções de concentração rigorosa.
Bureta - Usada em titulações, para a medição rigorosa de volume de titulante gasto.
Cabeça de destilação - Serve para unir diversas peças utilizadas numa destilação.
Coluna de fracionamento - Usada na destilação fracionada.
Condensador (de Liebig) - Permite a condensação de vapores obtidos por aquecimento de um líquido a destilar.
Condensador de serpentina - Permite a condensação de vapores obtidos por aquecimento de um líquido a destilar.
Condensador de bolas - Permite a condensação de vapores obtidos por aquecimento de um líquido a destilar.
Conta-gotas - Usado no manejo de pequenas quantidades de líquidos. O volume de cada gota varia com o conta-gotas e com o líquido.
Copo de precipitação (gobelé) - Tem diversos usos, com soluções ou líquidos. Também pode ser de plástico. Não serve para medições rigorosas.
Erlenmeyer - Balão que, pela sua forma, permite agitar energicamente o líquido que contém. Usa-se na preparação e no aquecimento de soluções e na recolha de líquidos. Não serve para medições rigorosas.
Exsicador - Usado para guardar sólidos em atmosfera contendo baixo teor de humidade, garantida pela presença de um agente exsicante.
Frasco para reagentes - Recipiente para armazenar reagentes. Pode ser de vários tamanhos e ter boca larga ou estreita. Também pode ser de plástico.
Funil - Usado na filtração e na transferência de líquidos ou sólidos. Também pode ser de plástico.
Funil de Büchner - É usado para filtração a pressão reduzida. Possui uma placa perfurada (incorporada) sobre a qual se deve colocar o papel de filtro. Também pode ser de cerâmica.
Funil de carga - Permite adicionar líquidos de forma controlada.
Kitasato - Usado em filtração a baixa pressão. Não pode ser aquecido. Tem forma idêntica à do Erlenmeyer mas com paredes mais espessas e saída lateral.
Picnómetro (de líquidos e de sólidos) - Pequeno balão destinado a pesar um determinado volume de líquido ou sólido.
Pipeta de Pasteur - Usada no manejo de pequenas quantidades de líquidos. O volume de cada gota é normalmente inferior ao de um conta-gotas. O volume de cada gota varia também com o líquido. Também pode ser de plástico. Necessita de uma tetina.
Pipeta (graduada e volumétrica) - Usada na medição rigorosa de volumes variáveis de líquidos. Pode ser graduada ou volumétrica. A pipeta graduada tem uma escala, permitindo medir diferentes volumes. A pipeta volumétrica apenas tem uma marca para medição desse volume exato.
Placa (caixa) de Petri com tampa - Usada em Química para cristalizações.
Prisma - Para produzir efeitos de dispersão da luz. Podem ser de diversos materiais, mas normalmente são de vidro flint ou crown. Também pode ser de plástico.
Proveta - Usada para medir volumes aproximados de líquidos. Também pode ser de plástico. Não serve para medições rigorosas.
Tampa esmerilada - Tampa para frascos com esmerilado.
Tubo capilar (conjunto de) - Tudo de vidro de diâmetro muito reduzido, normalmente usado para a determinação de ponto de fusão (por exemplo num aparelho de determinação do ponto de fusão).
Tudo de ensaio - Usado para realizar reações em pequena escala. Pode ser aquecido diretamente à chama.
Tubo espetral - Tudo fechado com terminais metálicos nos seus extremos, com um gás no seu interior. Permite ionizar o gás através de uma descarga elétrica. Usado para visualizar espetros de gases com um espetroscópio.
Tubo de Thiele - Usado na determinação do ponto de fusão.
Tubo de vidro - Tubo com tamanho e diâmetro variável que pode ser cortado e/ou trabalhado a quente, para uso em montagens diversas.
Tubo em U - Usado para ligações entre outros materiais de vidro. Pode ter saídas laterais.
Vareta de vidro - Usada para agitar soluções.
Vasos comunicantes - Usado estudo de hidrostática.
Vidro de relógio - Usado para pesar sólidos e evaporar pequenas quantidades de líquidos de soluções.