A Teoria cinético-corpuscular da matéria afirma que toda a matéria é constituída por partículas em constante movimento embora a forma como as partículas se organizam seja diferente.
Entre as partículas da matéria existem forças de ligação, mas elas têm diferente intensidade nos diferentes estados físicos. No nosso dia-a-dia é normal termos contacto com os estados sólido, líquido e gasoso, mas também existe o plasma.
Sólido
Neste estado físico (estado sólido) as partículas estão muito próximas umas das outras. As forças entre as partículas são muito intensas pelo que os seus movimentos são muito limitados (Figura 1), havendo apenas vibrações em torno de uma posição média pelo que os sólidos têm forma própria e volume constante.
Os sólidos apresentam, normalmente, alta densidade. Há sólidos cristalinos (cujas estruturas são muito bem organizadas, tridimensionalmente) e sólidos amorfos (com estruturas desorganizadas).
Líquido
As partículas no estado líquido têm mais liberdade de movimento do que nos sólidos porque as forças entre as partículas que os constituem são mais fracas. As partículas podem mudar de posição relativa, embora não se afastando umas das outras (Figura 2).
A forma dos líquidos é variável (é adaptável ao recipiente) mas o volume que ocupam é constante.
Gasoso
As partículas no estado gasoso estão muito separadas umas das outras, movendo-se de forma desorganizada, já que as forças entre as partículas são muito fracas (Figura 3).
A forma é variável (igual à do recipiente). O volume de um gás é variável (ocupa todo o espaço possível). A velocidade médias das moléculas gasosas, à temperatura ambiente, é de 500 m s-1. A pressão que um gás faz no recipiente que o contém é devido às forças que as moléculas realizam nos choques com as paredes desse recipiente.
Plasma
O plasma, apesar de ser o estado com o qual menos contactamos, é o que mais existe no Universo. O plasma é um gás ionizado (Figura 4).
Se uma substância no estado gasoso for ionizada esse gás passa a ser uma mistura dos iões (positivos, catiões) desse gás e eletrões livres. O Sol é uma enorme bola de plasma, tal como o interior de uma lâmpada fluorescente.