A água pura é apenas constituída por moléculas de \(\text{H}_{2}\text{O}\) e uma pequena concentração de iões \(\text{H}_{3}\text{O}^{+}\) e de iões \(\text{HO}^{-}\), devido à autoionização da água. Como \([\text{H}_{3}\text{O}^{+}]\) = [\(\text{HO}^{-}\)] a água é neutra (a 25 °C o \(\text{pH}\) é igual a 7).
A água destilada obtém-se por destilação de água potável (solução com diversos constituintes).
O \(\text{pH}\) da água destilada (a 25 °C) não é 7 devido à existência de dióxido de carbono, \(\text{CO}_{2}\), dissolvido por contato com a atmosfera. O \(\text{CO}_{2}\) baixa o \(\text{pH}\) da água para um valor médio de 5,6, sendo este processo explicado pela equação química seguinte:
$$\text{CO}_{2}\;\text{(g)}+2\;\text{H}_{2}\text{O}\;\text{(l)}\rightleftarrows\text{HCO}_{3}^{-}\;\text{(aq)}+\text{H}_{3}\text{O}^{+}\text{(aq)}$$
A água da chuva, para além do dióxido de carbono dissolvido, também arrasta outros gases e outras partículas, podendo ter um valor de \(\text{pH}\) inferior a 5,6 – chuvas ácidas (especialmente devido ao dióxido de enxofre e aos óxidos de azoto).
Água potável
Água potável é a que tem qualidade para o uso humano (desde o uso na alimentação até ao uso na limpeza). As águas podem ser utilizadas diretamente da natureza, ou depois de sofrerem tratamento (dependendo do uso a ter posteriormente). Existem parâmetros de qualidade, definidos legalmente, para a qualidade da água de consumo.
VMA
Valor máximo admissível – Este valor, de um determinado parâmetro, não pode ser ultrapassado, o que inviabilizaria o uso dessa água para consumo humano.
VMR
Valor máximo recomendável – É o valor, de cada parâmetro, que não deve ser ultrapassado, por razões de segurança.
Dessalinização
A água potável pode ser obtida a partir do mar (água salgada) por processos de dessalinização. Existem três formas diferentes de dessalinizar a água: destilação, osmose inversa e filtração.
Destilação
Este processo consiste no aquecimento da água acima do seu ponto de ebulição e posterior condensação, num local/recipiente diferente, ficando os sais inicialmente dissolvidos no recipiente inicial.
Osmose inversa
Na osmose inversa a água é forçada a passar por uma membrana semipermeável.
Filtração
A água passa por diferentes filtros, com diferente capacidade de remoção, de acordo com o tamanho das partículas. A microfiltração consegue remover da água bactérias, fermentos, grandes moléculas orgânicas e coloides. Com uma ultrafiltração são removidos vírus e com recurso à nanofiltração é possível remover os restantes compostos orgânicos e os sais dissolvidos.