No estudo de Física e de Química podemos ir do muito pequeno ao muito grande, desde o modo de funcionamento dos constituintes da matéria até ao modo de funcionamento do Universo.
Nem sempre há uma fronteira muito percetível entre estes dois campos da ciência, devido aos muitos pontos em comum, variando, às vezes, a forma de como se quer estudar determinado sistema ou fenómeno.
A Física
A palavra "física" deriva da palavra em latim que significa "ciência natural".
Desde o séc. XVIII que se considera ser a ciência que estuda a matéria e a energia: estudo das interações entre a matéria, descrição e causas dos movimentos dos corpos, luz, trocas de energia...
A Química
A Química é uma ciência experimental que se dedica ao estudo da composição e propriedades da matéria, e das transformações e interações com outras matérias e energia.
É uma ciência com aplicação muito direta no dia-a-dia, desde os diferentes materiais que usamos e foram fruto de desenvolvimento químico, passando pela indústria de medicamentos até aos problemas relacionados com poluição (evitando-os e/ou resolvendo-os).
A Química está intimamente relacionada com a Biologia (permitindo perceber a complexidade das moléculas e células...), a Geologia (no estudo da formação das rochas...), a Medicina (percebendo como se comporta o corpo e como alterar as suas funções...) e a Física (no estudo das interações a nível atómico e molecular...)... Há múltiplas engenharias que dependem do estudo da química para perceber os materiais existentes e permitir a criação de novos materiais.
Podcast "Joana Lobo Vicente e a quimiofobia" [© Assim Fala a Ciência]
Bibliografia
B. Clegg, "Física em 30 segundos", Jacarandá, Lisboa, 2019.
D. Reger, S. Goode, E. Mercer, “Química: Princípios e Aplicações”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.