Galileu Galilei (1564-1642).

Figura 1 - Galileu Galilei.
Figura 1 - Galileu Galilei.

Físico italiano, nascido a 15 de Fevereiro de 1564, na cidade de Pisa.

Inicialmente estudante de Medicina, em Pisa, abandonou o curso para estudar Física e Matemática.

Foi professor em Pisa (1589), em Pádua (1592) e matemático da corte, em Florença (1610).

Depois de ter tido notícias de um novo instrumento - o telescópio - inicia ele mesmo o aperfeiçoamento deste aparelho. Em 25 de agosto de 1609 demonstra, em Veneza, o seu telescópio (de refração). Desde julho de 1609 e início de 1610 melhora a capacidade e qualidade dos seus telescópio, passando de amplificações de 3× para 30×.

Entre o dia 4 e o dia 15 de janeiro de 1610, descobriu as quatro luas de Júpiter, observou manchas solares, as montanhas lunares (apesar de não ter sido o primeiro a observar a Lua com um telescópio) e as fases de Vénus (concluindo que este planeta girava em torno do Sol). Publicou nesse mesmo ano um livro - "Mensageiro das Estrelas" - com descrições das observações astronómicas efetuadas. Este livro levou-o imediatamente a ser considerado um dos grandes homens da ciência na Europa.

Em julho de 1610 observou Saturno registando duas estrelas muito próximas, uma de cada lado, no que mais tarde foi identificado por como um anel em torno do planeta.

Nos dias 28 de dezembro de 1612 e 28 de janeiro de 1613 observou Neptuno mas não o catalogou como planeta mas sim como uma estrela.

As observações realizadas com telescópios levaram-no a defender o Modelo Heliocêntrico, anteriormente defendido por Aristarco de Samos e Copérnico, primeiro de uma forma privada, em cartas com outros estudiosos, e publicamente a partir de 1613.

Galileu concluiu que os planetas não emitem luz mas a estrelas sim, e também uma diferença entre a observação destes dois tipos de astros: com a amplificação permitida pelos telescópios os planetas são observados como discos iluminados com maior dimensão enquanto as estrelas não, continuam a ser apenas pontuais. Também verificou que algumas nebulosas eram de facto grupos de estrelas.

Foi pioneiro na utilização do método experimental.

Estabeleceu as leis da queda dos graves.

Com a publicação, no dia 22 de fevereiro de 1632, da obra "Diálogos sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo", a Inquisição leva-o a tribunal, onde é obrigado, em 1633, a renunciar à ideia da Terra girar em torno do Sol. É condenado, em 22 de Junho de 1633, a prisão perpétua, que cumpre na sua casa de Florença, e à repetição semanal dos sete salmos penitenciais durante 3 anos.

Na obra "Discorsi e dimostrazioni matematiche, intorno à due move Scienze", de 1638, Galileu explica o lançamento horizontal como a combinação de dois movimentos: um movimento horizontal uniforme e um movimento vertical uniformemente acelerado (de cima para baixo).

Passou os últimos anos de vida em Florença. Em 1938 ficou cego e morreu a 8 de Janeiro de 1642, em Arceti.

Queda livre
O Legado de Galileu [© 1 Minuto de Astronomia]
Quem inventou o telescópio? [© Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia]
APOLLO 15 Hammer and Feather [© NASA] 
Brian Cox visits the world's biggest vacuum chamber [© BBC] 

Bibliografia
M. Á. Sabadell, "Maxwell - A síntese eletromagnética", National Geographic, 2018.
G. Galilei, "Sidereus Nuncius - O Mensageiro das Estrelas", prefácio de H. Leitão, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 3ª edição, 2010.
http://www.ccvalg.pt/astronomia/newsletter/n_1561/n_1561.htm, acedida em 11/06/2019.