Intensidade

A intensidade é uma das três propriedades do som (altura, intensidade e timbre).

Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos (Figura 1).

Figura 1 - Som forte e som fraco.
Figura 1 - Som forte e som fraco.

A intensidade de uma onda sonora depende da amplitude dessa onda. Um som com uma maior amplitude é um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude é um som fraco.

Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos.

Uma onda sonora perde intensidade no decurso da sua propagação.

A intensidade de uma onda sonora pode ser ampliada utilizando uma caixa de ressonância (como as usadas nas violas, por exemplo).

A capacidade que o ouvido humano tem de sentir um som depende da intensidade do som mas também da sua frequência. Os sons muito fracos não são sentidos e os sons muito fortes podem provocar lesões.

O nível sonoro é uma escala que relaciona a intensidade de um determinado som com a do som mais fraco que conseguimos ouvir, e pode ser medido com um sonómetro.

A unidade do sistema internacional do nível sonoro é o bel, B, embora normalmente seja utilizado o decibel, dB, que é igual a 0,1 B.

O nível sonoro de 1dB é a medida correspondente ao limiar da audição, nível abaixo do qual o ouvido humano não deteta som. O nível de 120 dB corresponde ao limiar da dor, o nível máximo suportável pelo ouvido humano. O nível do limiar da audição e do limiar da dor depende da frequência da onda sonora.

Bell

TOP



hit
  counter
visitas | Estatísticas | Miguel Neta 2017