Reação química

Uma reação química acontece quando diferentes substâncias (chamadas reagentes) interagem entre si e através da reorganização das ligações entre os seus átomos formam novas substâncias (chamadas produtos da reação).

Uma reação (transformação química), ao contrário de uma transformação física, origina substâncias que não estavam inicialmente presentes.

Uma reação química pode ser:

Completa - quando pelo menos um dos reagentes acaba, provocando o fim da reação;

Incompleta - quando todos os reagentes e produtos dessa reação coexistem, estabelecendo-se um equilíbrio químico.

Início de uma reação

Uma reação química pode ser iniciada de diversas maneiras.

Transformação por ação do calor

Todas as mudanças de estados são transformações, neste caso físicas, devido ao calor que é transmitido à substância. O aquecimento de certas substâncias pode desencadear uma reação química, originando o aparecimento de novas substâncias.

Exemplos: sulfato de cobre hidratado passa a sulfato de cobre anidro, libertando água; carbonato de cálcio decompõe-se em óxido de cálcio e dióxido de carbono; formação de dióxido de carbono a partir do fermento; decomposição do óxido de mercúrio em oxigénio e mercúrio.

Transformação por ação da eletricidade

A eletricidade pode provocar alterações em substâncias, destruindo-as e transformando-as em novas substâncias.

Exemplos: eletrólise da água (decomposição da água em oxigénio e hidrogénio); decomposição do cloreto de cobre em cloro e cobre.

Transformação por ação mecânica

Os explosivos são um exemplo de substâncias que se transformam devido a um choque ou impacto. Os fósforos (cuja cabeça é uma mistura de antimónio, clorato de potássio e cola) acendem-se devido à fricção com a lixa da caixa (constituída por fósforo vermelho, vidro moído e cola).

Exemplos: dinamite; nitroglicerina; fósforos.

Transformação por ação da luz

Existem substâncias que reagem quando em contacto com luz. Para além dos processos naturais existentes (ex: fotossíntese) é possível aproveitar esta propriedade de algumas substâncias para nosso uso, como é o caso da fotografia.

Exemplos: quando se tira uma fotografia, a luz entra na máquina e incide no rolo fotográfico. Esse rolo tem uma camada de uma substância (brometo de prata) que reage na presença de luz (decompondo-se em prata - as zonas mais escuras do negativo). Quanto maior for a quantidade de luz que incide na película, maior é a quantidade de prata formada.

Transformação por ação de outras substâncias

O simples contacto físico entre duas ou mais substâncias pode originar uma reação química, provocando o aparecimento de novas substâncias.

Exemplos: formação de iodeto de chumbo a partir da junção de soluções aquosas de nitrato de chumbo e de iodeto de potássio.

TOP



hit
  counter
visitas | Estatísticas | Miguel Neta 2017