Filtração

A filtração é um processo físico para separar um sólido de um líquido ou de um gás. É necessário fazer atravessar o líquido, ou o gás, com as partículas em suspensão por um material poroso. O líquido, ou gás, que passa pelo material poroso é chamado filtrado, e o sólido retido é o resíduo, ou bolo.

A filtração sólido-líquido pode ser:

Filtração simples;

Filtração a vácuo.

Filtração simples

Neste tipo de filtração é usado um funil de vidro, ou de plástico, e um papel de filtro como material poroso (Figura 1). É necessário fazer atravessar o líquido com as partículas em suspensão (representado de cor castanha na Figura 1) pelo papel de filtro. O líquido, denominado filtrado, passa pelo filtro (representado de cor verde na Figura 1), e o sólido retido, denominado filtrado, é o resíduo (representado a cinzento na Figura 1).

Figura 1 - Filtração simples.
Figura 1 - Filtração simples.

Exemplo: água com pequenas partículas.

Filtração a vácuo

Na filtração a vácuo (Figura 2) é usado um funil de Buchner, um kitasato, e um sistema que faça vácuo no kitasato. O sistema que realiza vácuo pode ser uma bomba de vácuo ou uma trompa ligada a uma torneira de água (como no exemplo da Figura 2).

Figura 2 - Filtração a vácuo.
Figura 2 - Filtração a vácuo.

A diferença relativamente à filtração simples é que a passagem do líquido filtrado é, neste caso, forçada pela retirada do ar no kitasato.

Mistura

TOP



hit
  counter
visitas | Estatísticas | Miguel Neta 2018