Lua

A Lua (Figura 1) é o único satélite natural da Terra. Orbita em torno da Terra há cerca de 4,5 biliões de anos. Tem uma massa igual a 7,36 x 1022 kg, e um raio médio de 1,74 x 106 m  (cerca de 1/4 do da Terra) e o valor média da aceleração da gravidade à superfície de 1,62 m s-2. O raio da sua órbita em torno da Terra é de 384 mil km. Não tem atmosfera.

Figura 1 - Lua, o satélite natural da Terra.
Figura 1 - Lua, o satélite natural da Terra.

O período de translação da Lua é de 29,5 dias. O facto do período de translação e de rotação da Lua serem iguais faz com que vejamos sempre o mesmo lado da Lua: a Lua dá uma volta em redor do seu eixo ao mesmo tempo que dá uma volta em redor da Terra.

Só no ano de 1959 é que foi possível observar, através de fotografias enviadas pela sonda soviética Luna (Lunik) 3, a face oculta da Lua. A sua superfície está coberta de crateras originadas por impactos de meteoritos.

Características

Raio equatorial: 1,74 x 106 m

Massa: 7,36 x 1022 kg

Aceleração da gravidade: 1,6 m s-2

Distância à Terra (valor médio): 3,84 x 108 m

Fases da Lua

A Lua, vista da Terra, pode apresentar diferentes aspetos. Estes diferentes aspetos são chamados de fases da Lua, sendo as quatros principais a Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante:

1 - Lua Nova
2 - Quarto Crescente
3 - Lua Cheia
4 - Quarto Minguante

 

As fases da Lua são uma consequências do seu movimento de translação em torno da Terra. Este movimento faz com que vejamos a luz do Sol refletida na Lua de maneira diferente (Figura 2).

Figura 2 - A origem das fases da Lua.
Figura 2 - A origem das fases da Lua.

Chegada à Lua

Em 20 de Julho de 1969 o Homem chegou finalmente à Lua, no decorrer da missão espacial Apollo 11. O astronauta americano Neil Armstrong foi o primeiro humano a pisar a Lua (Figura 3).

Figura 3 - Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar a superfície da Lua, junto do módulo lunar [© Apollo 11 Image Gallery].
Figura 3 - Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar a superfície da Lua, junto do módulo lunar [© Apollo 11 Image Gallery].

Desde 1972 que não há viagens tripuladas à Lua.

Eclipse da Lua

Google Moon: Mapa da Lua [© Google] 

Lista de objectos artificiais na Lua [© Wikipédia]

Moon Phase [© die.net] 

TOP



hit
  counter
visitas | Estatísticas | Miguel Neta 2017