Júpiter

É o maior planeta do Sistema Solar (1 400 vezes maior do que a Terra), e também o de maior massa, sendo constituído principalmente por hidrogénio.

Figura 1 - Planeta Júpiter.
Figura 1 - Planeta Júpiter.

Completa uma rotação em torno do seu eixo em apenas 10 horas, a uma velocidade muito rápida.

Uma das marcas mais visíveis é a Grande Mancha Vermelha, uma gigantesca tempestade, observável desde 1840. Os ventos podem atingir velocidades superiores a 700 km/h.

A atmosfera é constituída por 90% de hidrogénio e 10% de hélio, com vestígios de metano e água. As múltiplas cores das nuvens são devidas às reações químicas existentes na atmosfera, e à altitude a que as nuvens se encontram.

O seu núcleo rochoso terá cerca de 10 vezes o tamanho da Terra.

É um planeta com um campo magnético muito forte.

Tem 67 satélites naturais e anéis, escuros e pouco visíveis, constituídos por pequenas rochas. A grande maioria dos seus satélites têm menos de 10 km de diâmetro.

Características

Raio equatorial: 71 398 km

Massa: 1 900 x 1024 kg

Densidade relativa:

Aceleração da gravidade: 2,53 g

Distância média ao Sol: 778 x 106 km / 5,200 U.A.

Período de translação: 11,9 ano* / 4343,5 dias*

Período de rotação: 10 horas* / 0,416 dias*

Número de satélites naturais: 67

Velocidade orbital média: 13,07 km/s

* Anos, dias e horas terrestres

Os satélites naturais de Júpiter

Os quatro maiores satélites de Júpiter são Io, Europa, Ganimedes e Calisto, e encontram-se no segundo grupo.

Io é o quinto satélite de Júpiter, e o seu terceiro maior (pouco maior do que a Lua). A sua superfície tem poucas crateras, mas apresenta ainda muita atividade vulcânica.

O sexto satélite é Europa, o quarto em tamanho (pouco menor do que a Lua). A sua órbita em torno de Júpiter situa-se a cerca de 671 mil quilómetros acima da superfície deste.

O sétima é Ganimedes, que é também o maior satélite natural de todo o Sistema Solar, sendo mesmo maior que o planeta Mercúrio. A sua distância média, acima da superfície de Júpiter, é de pouco mais de um milhão de quilómetros.

Calisto é o oitavo satélite natural de Júpiter e o segundo em tamanho. Gira em torno de Júpiter a uma distância de quase 1,9 milhões de quilómetros. A sua estrutura é uma mistura de ferro e rochas, 60%, e de gelo, 40%.

TOP



hit
  counter
visitas | Estatísticas | Miguel Neta 2017