Galáxias

Uma galáxia é um conjunto de estrelas, planetas, poeiras, gases e nebulosas. Este conjunto de matéria mantém-se junto devido à atração gravítica.

Quase toda a matéria existente no Universo está nas galáxias, mas também as galáxias são principalmente espaço vazio, estando as estrelas muito distantes umas das outras.

A nossa galáxia é a Via Láctea, também conhecida por Estrada de Santiago. Tem vários biliões de estrelas, mas apesar de ter um tão grande número de estrelas, é apenas uma das centenas de biliões de galáxias. A Via Láctea gira sobre si mesma em cada 225 milhões de anos, a uma velocidade de 800 mil km/h.

As galáxias podem estar agrupadas em enxames, e estes, por sua vez, agrupados em superenxames. A nossa galáxia faz parte do enxame Grupo Local e do Superenxame da Virgem.

As galáxias mais perto da Via Láctea são a Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães (ambas não visíveis no hemisfério Norte), mas a mais visível a olho nu é a Andrómeda.

As galáxias podem apresentar diversas formas: elípticas, espirais e irregulares. A Via Láctea é uma galáxia em espiral idêntica à representada na Figura 1.

Figura 1 - Galáxia M101.
Figura 1 - Galáxia M101.
TOP



hit
  counter
visitas | Estatísticas | Miguel Neta 2017