Universo

O Universo é o conjunto de todos os astros existentes: planetas, estrelas, galáxias, nebulosas e restantes corpos conhecidos.

Figura 1 - Imagem nocturna do céu, onde é possível identificar a orientação da Via Láctea.
Figura 1 - Imagem nocturna do céu, onde é possível identificar a orientação da Via Láctea.

Tudo o que se vê no céu está a uma grande distância da Terra. Até mesmo a luz emitida por estrelas demora muito tempo a chegar até aos nosso olhos (apesar da velocidade da luz ser grande). Por isso, quando olhamos para uma estrela não estamos a ver como ela é, mas sim como foi há algum tempo atrás. Quando maior for a distância a que essa estrela se encontra, mais longe no passado estamos a ver.

Exemplo: Se uma estrela estiver a 100 anos luz da Terra, sempre que olharmos para ela estamos a vê-la como era há 100 anos (a luz que chega agora saiu dessa estrela há 100 anos).

Escala do Universo [© Astronomia e Astrofísica]

Origem do Universo - Teoria do Big Bang

A teoria que atualmente é mais aceite, é a que afirma que há cerca de 13,7 mil milhões de anos houve um fenómeno, Big Bang, originando o Universo.

No início, toda a matéria estaria junta num pequeno ponto, muito denso. Uma enorme inflação no seu tamanho afastamento de toda essa matéria, facto que ainda se verifica.

O Big Bang [© Astrosoft]

Constituição do Universo

Os dados atuais levam à conclusão de que o Universo é constituído por 4% de átomos, 22% de matéria escura (apenas detetável pelo seu efeito gravitacional) e 74% de energia escura.

TOP



hit
  counter
visitas | Estatísticas | Miguel Neta 2017